AMERICAN FILM MARKET : O que rola na maior feira de cinema do planeta? – Parte 2.

AS PREFERÊNCIAS DO MERCADO

Em meio a tantos milhares de filmes e centenas de compradores e mercados exibidores de todo o mundo, é possível perceber tendências de mercado, ou seja, filmes que podem despertar mais interesse e ser vendidos com mais facilidade? Sim, é possível distinguir certas características onipresentes: para filmes do gênero Drama, Romance, Comédia ou Comédia Romântica, as opções são árduas – ou o filme conta com nomes de peso conhecidos do grande público (atores mundialmente famosos ou diretores cultuados – pense Bruce Willis, Brad Pitt, Matt Damon, Robert Downey Jr etc. ou seja, nem adianta pensar naquele nome conhecido da novela das 9! Para o mercado internacional, esses nomes não significam muito), ou, caso seu projeto ainda não possa “bancar” essa constelação de estrelas, ele deve ao menos ter muito, mas muito pedigree! Isso significa muitos louros, seleções oficiais e prêmios em festivais respeitados além de artigos em mídia e imprensa. Se o seu filme for um drama sem nomes conhecidos e sem pedigree de festivais e imprensa, infelizmente as chances de bons negócios são bastante escassas. Um gênero que até recentemente era vendido com facilidade era o terror/horror. Nos últimos dois anos, no entanto, houve uma mudança no mercado: justamente por conta dessa facilidade de venda, a indústria recebeu uma enxurrada virtualmente infinita desse tipo de filmes, e o resultado é que agora o mercado ficou saturado de projetos de horror. Eles ainda vendem bem, certamente com mais facilidade que dramas, mas agora os compradores estão mais exigentes e geralmente esperam encontrar elementos inovadores ou inusitados nos filmes de terror. Finalmente, um gênero que parecia em alta no mercado esse ano eram as fitas de ação e aventura – mesmo aquelas sem grandes nomes pareciam estar relativamente populares. Para a geração que cresceu nos anos 80, uma notícia boa (e engraçada): filmes de artes marciais estão em alta novamente! Muitos dizem que isso se deve à entrada forte da China no mercado consumidor, mas por enquanto ainda são teorias.

COMO SE PREPARAR PARA O AFM

Você concluiu seu filme (ou filmes)? Possui vários projetos prontos e acredita que está na hora de arriscar uma aventura de “gente grande” ? Bom, então se prepare, pois ter os filmes prontos é só o começo! Em primeiro lugar, garanta que seus filmes estejam devidamente legendados ou dublados em inglês, e verifique que você possua absolutamente TODOS os formatos digitais em pronta entrega: vídeo encodado em formato de alta resolução como Apple Pro Res HD422 HQ (não utilize proxies como LT), DCP package, áudio do filme exportado em pistas SEPARADAS (pista para diálogos, pista para foley e pista para trilha sonora), todas as pistas de áudio devem estar em 48Khz, 24 bits e True Stereo! Além desses formatos e arquivos (também chamados de “deliverables” ), é importante ter toda a documentação que comprove que você é o detentor dos direitos do filme e consequentemente está apto a negociá-lo (aqui no Brasil é essencial obter o CRT) além de materiais promocionais como trailer, teaser, website, poster do filme e cartões de visita profissionais. Vale frisar que provavelmente NÃO VALE A PENA visitar um mercado caso você tenha somente um filme. Os compradores ficam mais receptivos quando os vendedores possuem mais de uma opção em seus catálogos. Com tudo isso pronto, aí resta separar o orçamento: ingresso (o ingresso para o AFM não é barato, consulte o site do mercado para preços atualizados!), passagem para Los Angeles, estadia, alimentação, aluguel de carro etc. Finalmente, é essencial lembrar – e frisar – que os contatos e agendamentos de reuniões devem ser feitos ANTECIPADAMENTE! O que significa que você precisa criar/estabelecer relacionamentos com os compradores/vendedores de antemão para conseguir horários com eles. A maioria dos escritórios NÃO estará aberta para recebê-lo caso não haja um horário previamente agendado. Ufa!… Parece um jogo complexo, não? E é complexo! Mas para aqueles que amam cinema e pretendem desenvolver suas carreiras na sétima arte, é importante se preparar e aprender a jogar. Bons negócios!

Tristan e Amanda

TRISTAN ARONOVICH e AMANDA MAYA são atores e cineastas premiados internacionalmente. Um de seus filmes mais recentes, “Alguém Qualquer”, foi finalista para representar o Brasil no Oscar® 2016. Suas produções foram compradas e exibidas pela SONY, FOX, FX, WARNER, PARAMOUNT, TURNER, PRIME BOX BRAZIL dentre outros. Atualmente residem em Los Angeles e dirigem o Latin American Film Institute (LAFilm).

Website: http://www.cinemapro.com.br

1 Comentário

  1. Ricardo Britto

    Cada dia que passa, e acompanho o Cinema Pro, mais fico agradecido por tanta informação valiosa que com certeza está sendo um divisor de águas pra quem sabe apreciar e busca o aprendizado por essa área tão mágica que é o cinema. Mais uma vez obrigado galera!!!

Deixe uma resposta para Ricardo Britto Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *